CURSOS

RAZÕES PARA FAZER UM CONCURSO PÚBLICO

Há vários motivos para que você busque a carreira pública.

Estabilidade financeira

É possível ter certeza do quanto você receberá por mês, fazer planos para o uso desse valor, e correr menos riscos de se deparar com uma crise financeira.

Bom salário

Ser servidor pode garantir um bom salário, pois há uma valorização maior do trabalho comparado à alguns cargos em empresas privadas.

Benefícios

Os benefícios variam de acordo com cada órgão, entre eles estão: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade etc. Além disso, a licença à maternidade tem um período maior, alguns tem plano de carreira (garantida a promoção), horário diferenciado, licença à capacitação (normalmente de 3 meses), creche, transporte para os funcionários, férias de trinta dias, 13º salário etc.

Segurança

Após completar três anos de efetivo exercício no serviço público, o servidor não pode ser mandado embora, a menos que cometa alguma falta muito grave.

Oportunidade para todas as idades

Infelizmente o mercado de trabalho é muito seletivo, e muitos empresas usam a idade como critério de avaliação na hora de escolher o funcionário, que pode ser “velho demais” ou “muito novo” para trabalhar. Já na carreira pública, normalmente é preciso ter no mínimo 18, e no máximo 69, com exceção de alguns cargos.

Vagas para Deficiente Físico

Para os deficientes físicos o concurso público é uma das maiores oportunidades de trabalho, pois praticamente todos os processos seletivos tem vagas destinadas à eles, diferente da maioria das empresas privadas, que não contratam pessoas tenham alguma restrição física ou mental.

Horário fixo

Sempre há o horário certo de entrar e sair, assim como o intervalo para refeições. A não ser que algo tenha ficado pendente e precisa ser resolvido após o horário de expediente.

Aposentadoria

Os servidores tem direito à aposentadoria do mesmo valor que o salário, porém sem alguns auxílios. Mas é uma ótima garantia de estabilidade mesmo depois de parar de trabalhar.

Sem experiência anterior

Muitos lugares avaliam um profissional por suas experiências profissionais, por isso muitos jovens reclamam das poucas oportunidades, pois como terão experiências se estão no início da vida profissional? Já nos concursos públicos não é necessário ter um currículo cheio de experiências, a única exigência para alguns cargos, são as habilidades específicas.

Ajudar no crescimento do país

Ser servidor público pode ser uma forma de ajudar o país, independente da área de atuação.

Diante de tantos motivos para se tornar um servidor público, o importante mesmo é ir atrás do seu objetivo e não desistir!

“Não existe concurso difícil, mas sim candidato bem ou mal preparado”

 Ouse vencer! Ouse estudar!