QUEM SOMOS

UM POUCO DE HISTÓRIA

A empresa CURSO LIDERANÇA é uma prestadora de serviços na área de treinamento em desenvolvimento técnico e gerencial, com atuação predominante na capacitação de clientes para a participação em concursos públicos destinados ao preenchimento de cargos nos serviços públicos federais, estaduais e municipais.

A história da atuação preparatória para concursos públicos da empresa CURSO LIDERANÇA iniciou em 17 de janeiro de 2000, mas a referência do nome e da capacitação direcionada aos certames estatais mistura-se com o magistério de um de seus sócios, o Professor Jair Guimarães Neto, desde 1994.

Com a constituição da empresa houve um grande crescimento. O CURSO LIDERANÇA passou a atuar em duas direções, a saber: a preparação para os concursos públicos e o treinamento técnico-gerencial. Com excelentes resultados nos concursos dos quais os seus alunos-clientes participaram, já no primeiro ano de existência, a empresa consolidou a boa imagem no mercado. Dentre os resultados, destacam-se no ano de 2000:

  • 1º lugar para Técnico da Receita Federal – 1ª Região (cargo atualmente denominado de Analista Tributário).
  • 1º lugar para Contador no MP junto ao TCE/PA.
  • 3º lugar para Administrador no MP junto ao TCE/PA.
  • O único aprovado na fase objetiva para Agente da PF, no concurso nacional.

Com o resultado do concurso da Receita Federal, demonstrando a capacidade de disputa nos certames nacionais, a empresa passou a estimular os seus alunos-clientes à participação em eventos em outras unidades da Federação. E assim, em 2001, obteve a aprovação e classificação de aluno como Auditor-Fiscal do Distrito Federal, outro como Analista de Sistemas do PRODAP/Amapá e um honroso 2º lugar nacional para Fiscal Agropecuário. Estava plantada a semente da excelência na área de concursos para a carreira fiscal.

No ano de 2002 a empresa firmou a liderança incomparável na região, com a aprovação de 03 Auditores-Fiscais na Receita Federal e 12 Técnicos (atualmente Analistas), no certame realizado para a 1ª Região. No concurso para Auditor-Fiscal do Fisco do Estado de Alagoas o CURSO LIDERANÇA aprovou e classificou 03 de seus alunos-clientes, sendo um deles a 9ª colocada. Nesse mesmo ano, a SEFA do Estado do Pará realizou concurso para Auditor-Fiscal. Sobre esse evento, afirma Cláudia Lima, Diretora do Curso Liderança:

“No concurso para Auditor-Fiscal da SEFA, ocorrido em março de 2002, o Curso Liderança aprovou metade das vagas destinadas a Auditoria Fiscal; eram 14 vagas, classificamos 07 na primeira chamada.

Dos 25 primeiros classificados o Curso Liderança aprovou 12 e do número total de aprovados (70 candidatos), foram 22 os Alunos-Liderança nomeados. Para Auditor-Fiscal da área de informática, as duas primeiras colocadas que assumiram o cargo, também nos honraram em ter estudado conosco.”

No ano de 2003, ainda sobre o tópico da carreira fiscal, o CURSO LIDERANÇA aprovou 07 para Técnico da Receita Federal e o 1º lugar para Analista do INSS. Em 2004 conseguiu os 02 únicos aprovados no Estado do Pará para Fiscal do Trabalho. No ano de 2005 fez o 1º lugar para Fiscal de Tributos da SEFIN do município de Marapanim; em 2006 obteve o 1º lugar para o cargo de Fiscal de Tributos da Secretaria de Finanças do Município de Curuçá e, em 2011, conquistou o 1º lugar para o concurso de Auditor-Fiscal da Fazenda Municipal de Ananindeua/PA.

Outro excelente momento de desempenho regional do CURSO LIDERANÇA ocorreu no concurso nacional da Receita Federal para o provimento de 50 vagas do cargo de Analista Tributário da Área de Informática. Houve apenas 03 aprovados na região norte do Brasil, sendo 01 do estado do Maranhão e 02 do Estado do Pará, tendo o CURSO LIDERANÇA a honra de tê-los tidos como alunos-clientes.

No ano de 2013, os alunos do CURSO LIDERANÇA participaram do concurso para a SEFA/PA em situação adversa, pois o edital reproduziu a quase literalidade do programa exigido para o concurso da SEFAZ/SP seis meses antes. Ainda assim o CURSO LIDERANÇA obteve o maior número de aprovações, na soma dos dois cargos. Declarou a Diretora Cláudia Lima:

“Para o cargo de Auditor-Fiscal, dos 63 que passaram nas provas, somente 06 foram paraenses; para Fiscal de Receitas Estaduais, dos 88 aprovados, 17 foram daqui de Belém.”

A informação assumiu relevo na comemoração do CURSO LIDERANÇA pela aprovação de 15 candidatos que passaram no concurso SEFA/2013, sendo 05 Auditores-Fiscais e 10 Fiscais de Receitas Estaduais. Foram 15 campeões de 23, isto é, 65 % de aprovação dos números totais no Estado do Pará.

Se a análise for efetuada por cargo, verifica-se que o CURSO LIDERANÇA aprovou 05 dos 06 Auditores (83,33%) e 10 dos 17 Fiscais (58,82%) inscritos no Pará.

Dentro desse elogiável desempenho é importante mencionar a melhor colocação de um paraense nesse concurso: o 3º lugar-geral obtido por um Aluno-Liderança. Foi um grande feito.”

Após essa aferição a Justiça ainda concedeu a tutela jurisdicional para mais 08 candidatos, sendo 02 deles alunos da empresa CURSO LIDERANÇA.

O concurso SEFA/PA-2013 trouxe outro motivo de comemoração para a empresa. O professor Jair Guimarães Neto publicou a obra “MANUAL DO ICMS”, com edição pelo CURSO LIDERANÇA, que se tornou um sucesso de vendas. A edição de 530 exemplares esgotou em menos de 60 dias. Em termos de remessas postais interestaduais, houve vendas para 12 unidades da Federação (SP, RJ, BA, CE, PI, DF, MA, MT, MS, PE, AM e RR), com destaque para o Estado de São Paulo, que foi o maior comprador. Ao final o autor autorizou a reprografia da obra bem recebida pelos candidatos.

No âmbito interno do Estado, ainda em 2001, o CURSO LIDERANÇA passou a se destacar no que seria outra de suas grandes marcas: “os concursos para TRIBUNAIS”. O Tribunal Regional Federal realizou concurso para Analista Judiciário e Técnico Judiciário, ofertando uma vaga em cada, mais cadastro de reserva. O CURSO LIDERANÇA obteve o 1º lugar nos dois cargos. A seguir conseguiu também: 2º lugar para o TRT/8ª Região, 2º lugar para Contador do SERPRO e 1º lugar para Contador do IBGE.

Nos anos seguintes e até os dias atuais a empresa continuou obtendo excelentes resultados que excederiam o propósito desse texto se relacionado de maneira amiúde. Talvez ainda mereça a indicação da aprovação de 16 alunos para Delegado da PC/PA-2006 ou a aprovação de 01 para Analista do TRE/TO, dentre tantos outros resultados positivos.

Como estratégia de gestão, a empresa buscou melhoramentos logísticos, visando o conforto dos clientes e progressão da eficiência no aprendizado, ampliando a estrutura e substituindo as carteiras de madeira pelas carteiras universitárias. Adiante tornou-se o primeiro preparatório pró-concurso a usar o projetor Datashow nas aulas. Atualmente, com o barateamento desse instrumento, dispõe do recurso em todas as salas de aulas. Foi pioneiro também na elaboração de homepage na internet; atualmente se encontra no 3º formato de apresentação. 

A empresa atua também no treinamento institucional técnico – gerencial. Já prestou serviços para destacadas instituições no Estado do Pará, como a Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará – ASFEPA, Banco do Estado do Pará – BANPARÁ, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – HEMOPA e Junta Comercial do Estado do Pará – JUCEPA.

Outro ângulo de vista que merece relevo na atuação da empresa é a postura de doutrinar a preparação antecipada, contínua e planejada pelo aluno-cliente. Observa-se nas diversas formas de contato com o treinando a dedicação da empresa para a orientação do estudo como projeto de vida.

Dentro da equipe também prevalece essa orientação. Após o 3º mês de atuação, o empregado ou estagiário pode participar das aulas com bolsa integral, pagando taxa simbólica pelo material didático. Em razão disso tem antigos colaboradores (professores, estagiários e empregados) que atualmente são funcionários públicos.

A referência do CURSO LIDERANÇA no meio que atua, como empresa dedicada a contribuir positiva e decisivamente para um melhor futuro do aluno-cliente, pelo viés da educação, fortalece os seus colaboradores a repetir o quase-mantra de que “cada um de nós é capaz de orientar a sua vida na direção daquilo que deseja.”

Ouse vencer. Ouse estudar.

Equipe Curso Liderança